Brasília, 19 (Agência Brasil - ABr) - O secretário-executivo do Ministério da Saúde, Otávio Mercadante, e o presidente da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Paulo Buss, inauguraram hoje a sede definitiva do Centro de Pesquisas Leônidas & Maria Deane, em Manaus (AM).
A nova unidade da Fiocruz desenvolverá estudos sobre a transmissão de Aids entre índios, populações ribeirinhas e grupos populacionais específicos. Além disso, oferecerá cursos de formação em saúde pública, fará pesquisas nas áreas de epidemiologia molecular de vírus, bactérias e outros agentes causadores de doenças, nutrição e saúde reprodutiva, informações geográficas em saúde.
O Centro de Pesquisas tem área construída de 1.650 m² e três andares. Abrigará pesquisadores que atuam em Ciência, Tecnologia e Educação em Saúde, nas áreas da sociodiversidade e biodiversidade da Amazônia. Com investimentos de R$ 2 milhões, a Fiocruz financiou a reforma do prédio, compra de equipamentos e a construção de uma estação de tratamento de esgoto, que devolverá água com cerca de 90% de pureza à rede geral de esgoto da cidade.