Consumo de energia elétrica no país caiu 5,7% em maio

19/07/2002 - 21h03

Brasília, 19 (Agência Brasil - ABr) - O Departamento de Estudos de Mercado da Eletrobrás divulgou nesta sexta-feira os dados do consumo de energia elétrica no País, no mês de maio, que registram queda de 5,7% em relação ao mesmo período do ano passado, resultado que reflete os efeitos do racionamento.

O consumo no mês foi de 24,8 GWh, contra 26,3 GWh em maio do ano passado. Em termos absolutos, essa redução de 1,5 GWh é superior ao consumo de eletricidade na região Centro-Oeste, que em maio totalizou 1,4 GWh. No acumulado do ano ( janeiro a maio) o consumo nacional apresenta uma redução de 12,3% em relação aos cinco primeiros meses de 2001.

Segundo o chefe do Departamento de Estudos de Mercado da Eletrobrás, Amilcar Guerreiro, algumas características do comportamento do mercado, observadas desde o racionamento, se mantiveram em maio. O segmento residencial, por exemplo continua contribuído para a retração do consumo.

Observou-se, também, uma recuperação, ainda que tímida, do consumo industrial - apenas o Nordeste e o Sudeste seguem com taxas negativas, embora menores que nos meses anteriores. As novidades são que o Sudeste deixa de ser a região com maior retração – é superado pelo Nordeste - enquanto o Sul tem seu primeiro resultado positivo do ano.

Amilcar Guerreiro destaca que a queda na atividade industrial e o aumento das tarifas podem ser relacionados entre os fatores que têm inibido a recuperação mais vigorosa do mercado. Embora não se tenha ainda disponíveis os dados de junho, pode-se afirmar que o primeiro semestre deve fechar com uma retração no consumo entre 8,5 e 9%. No mês de junho, a comparação com o ano anterior já deverá indicar uma taxa positiva, mas ainda menor que 4%.

No segundo semestre, as primeiras avaliações indicam crescimento entre 18% e 19%, explicado basicamente por um efeito estatístico – base de comparação muito baixa - influenciado pelo racionamento no segundo semestre do ano passado. Nestas condições, o consumo de energia elétrica em 2002 deverá apresentar crescimento entre 3% e 4%. As últimas previsões indicavam crescimento em torno de 6%.

Em termos globais, o consumo em 2002 tende a situar-se ligeiramente acima do registrado em 1999, que foi de 292.200 GWh. Confirmadas as novas previsões e considerando o que se esperava para 2002 antes do racionamento – consumo total de cerca de 340 mil GWh - será "retirado" do mercado algo como 48 mil GWh, correspondente ao consumo de um ano de toda a região Nordeste.