Rio, 19 (Agência Brasil - ABr) – A divulgação dos resultados das eleições deste ano será feita nacionalmente em torno de quatro horas a quatro horas e meia após o término da votação, afirmou hoje, no Rio, o presidente do Tribunal Superior eleitoral (TSE), ministro Nelson Jobim.
Segundo ele, a operação será mais rápida devido à informatização do sistema. Jobim destacou, porém, que os resultados nacionais não poderão ser anunciados imediatamente no Rio de Janeiro devido à votação no Acre e em Rondônia, que tem duas horas de diferença. Como tem gente ainda votando naquelas localidades, o resultado que for dado aqui poderá influenciar os eleitores lá e o TSE quer evitar que ocorram no país os problemas registrados nas eleições dos Estados Unidos.
A proclamação dos resultados globais, contudo, só será feita no dia seguinte da votação, esclareceu o ministro. O tempo previsto pelo TSE para divulgação dos resultados preliminares inclui o Acre e Rondônia e já definirá quem ganhou a eleição, disse Jobim.