Brasília, 19 (Agência Brasil - ABr) - A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) disponibilizou hoje, em sua página na internet (www.anatel.gov.br, no link Consulta Pública), o regulamento do Plano de Metas de Qualidade do Serviço Móvel Pessoal (SMP) para consulta pública. O novo serviço, que trata-se da 2,5 geração digital de celulares (a primeira é a analógica, a segunda a digital e a terceira ainda está sendo desenvolvida no Japão), traz algumas vantagens tecnológicas em relação ao Serviço Móvel Celular (SMC) oferecido hoje, como maior velocidade na transmissão de dados, voz e imagens. O prazo de contribuição para o regulamento do SMP segue até 19 de agosto.
Após a consulta pública, a Anatel vai apresentar às operadoras as regras para o funcionamento do Serviço Móvel Pessoal. Segundo a Assessoria de Comunicação da Anatel, o SMP aumentará a concorrência entre as operadoras, já que os usuários poderão escolher o código de seleção da prestadora ao fazer ligações de longa distância. Outra vantagem é o fácil acesso que usuário terá à internet, por meio do aparelho celular.
O Serviço Móvel Pessoal será prestado na faixa de freqüência de 1,8 GHz, igual a utilizada na Europa e superior à faixa atual de prestação dos serviços.
Pesquisadores do ramo acreditam que até 2005 os serviços de telefonia móvel no país aumentarão cerca de 25% e os fixos, 13%. Isso significa, em investimentos, US$ 64 bilhões.