Prorrogadas as inscrições para o prêmio Escrevendo o Futuro

19/07/2002 - 15h14

Brasília, 19 (Agência Brasil - ABr) - O comitê organizador do Prêmio Escrevendo o Futuro prorrogou até 9 de agosto o prazo de inscrições. A nova data atende às solicitações de escolas localizadas em regiões distantes das capitais, que necessitam de mais tempo para providenciar sua participação.

Realizado de dois em dois anos, o prêmio envolve educadores e crianças da 4ª e 5ª séries do ensino fundamental em um projeto de aperfeiçoamento da elaboração de textos, do qual fazem parte a formação de educadores, a orientação às escolas por material especialmente preparado, a realização de oficinas de produção de textos para alunos e professores e a publicação de livro reunindo os trabalhos vencedores.

Os alunos podem participar em três modalidades: Reportagem, Texto de Opinião e Poesia. O tema deste ano é O Lugar onde Vivo e as escolas inscritas estão recebendo o kit Itaú de Criação de Textos, que auxiliará os professores na condução pedagógica dos alunos na elaboração dos textos. A modalidade Poesia utiliza os livros das coleções do programa Literatura em Minha Casa, do Ministério da Educação, que distribuiu, em abril, cerca de 70 milhões de livros para 139.119 escolas e 8,5 milhões de alunos em todo o país.

Escrevendo o Futuro é uma iniciativa da Fundação Itaú Social, com apoio do Ministério da Educação, Canal Futura e União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime). A coordenação é do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec).

A premiação começa desde a fase dos semifinalistas (cerca de 243 alunos), e todos os finalistas – alunos, professores e escolas – receberão prêmios. Os alunos ganharão microcomputador e impressora, verba de apoio à compra de material escolar, coleção de livros e plano de previdência, incluindo bolsa para Educação. Para os professores, os prêmios serão bolsas para custeio de cursos extracurriculares, microcomputador e impressora. A escola receberá microcomputador e impressora, além do apoio para formação ou desenvolvimento de bibliotecas, incluindo doação de livros.

As escolas interessadas em participar deverão inscrever-se, gratuitamente, preenchendo ficha a ser retirada nas agências do Banco Itaú, nas sedes da Undime nos estados, ou ainda, pela Internet, nos sites: Itaú; Cenpec e MEC. Telefones para informações: 0800-771-9310 ou pela Central de Atendimento Fala, Brasil do Ministério da Educação: 0800 616161.