Página na Internet divulgará a cultura dos índios do MS

19/07/2002 - 10h29

Dourados, 19 (Agência Brasil - ABr) - O cacique da aldeia Jaguapiru, Getúlio de Oliveira, da etnia Guarani-Kaiowá, em Dourados, terá uma página na rede de computadores para noticiar a cultura, as reuniões dos conselheiros indígenas e agendas dos povos indígenas. A previsão de estar em pleno funcionamento é de 30 dias. A criação do "site" esteve entre os assuntos mais comentados no encontro de quatro dias e pajelança, que termina amanhã e reúne 23 caciques e pajés das aldeias dos Guarani-kaiowá no estado de Mato Grosso do Sul. O endereço da página na Internet é www.imaginário.com.br ou uspi@br.

Durante o dia, as lideranças indígenas realizam reuniões com os conselhos tribais, quando se fala na língua nativa dos índios, o Guarani. Participam das reuniões técnicos da Fundação Nacional de Saúde, Fundação Nacional do Índio, antropólogos, sociólogos e jornalistas.

A pajelança acontece a partir das 18h, após as reuniões de trabalho. Trata-se de um ritual no qual os curandeiros(pajés) trabalham a energia para espantar os males, energia ruim que possa afetar seus povos e aos brancos. Eles pedem a bênção dos altos.