Jobim: número de votos é a principal modificação das eleições deste ano

19/07/2002 - 14h19

Rio, 19 (Agência Brasil - ABr) – A principal modificação das eleições deste ano em relação às anteriores diz respeito ao número de votos, avaliou hoje, no Rio, o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Nelson Jobim, durante o I Encontro de Juízes Eleitorais, que abriu oficialmente o processo eleitoral no estado.

Serão seis votos, no lugar de cinco das eleições passadas, que exigirão o manuseio de 19 algarismos mais seis toques na tecla "confirmo", o que totalizará 25 toques na urna. Por essa razão, Jobim recomendou aos eleitores que levem uma "cola" na hora de votar para que a operação seja rápida. Pelos cálculos do Tribunal, a média nacional de votação será de 1,15 minuto a 1,30 minuto.

Esta será a maior eleição já verificada no Brasil, assegurou Jobim, somando 115,238 milhões de eleitores, com 340 mil seções eleitorais no país, das quais 21 mil serão com voto impresso, para fazer um teste para as eleições municipais, o que equivale a 10% do eleitorado brasileiro. Nas eleições de 2004 haverá mais um contingente de seções visando a informatização total com voto impresso nas próximas eleições nacionais.