Brasília, 19 (Agência Brasil - ABr) - "Agora o que eu preciso é de patrocínio. A viagem para a Austrália está em torno de US$ 1.200, com o dólar disparando. Ou seja, muito cara, portanto, estou precisando de ajuda financeira", disse em entrevista à Radiobrás a nadadora Fernanda Pastor. Ela está classificada para os Jogos Olímpicos Masters de Natação, que acontecem em Melbourne, na Austrália, do dia 5 a 7 de outubro próximo. Ela é primeiro lugar no ranking master de 2000.
A esportista e administradora de empresas , de 27 anos, explicou que treina 2 horas por dia, na Companhia Atlética do Pier 21, em Brasília. Na "Nona Copa Brasil Master de Natação", no último dia 2 de junho, no Recife, ganhou medalha de ouro nos 200 metros de nado livre; medalha de prata nos 100 metros de nado livre; e de bronze nos 50 metros de nado livre.
"Com a conquista desses resultados fiquei sendo a campeã brasileira dos 200 metros de nado livre na categoria master I (25 a 29 anos), além de vice-campeã dos 100 metros de nado livre master", disse, ressaltando que o seu melhor índice é nos 50 metros de nado livre – prova rápida, além de ter quebrado o recorde sul-americano de 1500 metros de nado livre.
De acordo com Pastor, o seu melhor índice técnico é na prova dos 50 metros de nado livre. E para atingir essa marca, a campeã acredita que é preciso muito treino, obstinação e perseverança. "Nado desde junho1999, sendo que comecei a competir há 2 anos. Não esperava, portanto, um resultado expressivo e conquistas em tão pouco tempo de natação. Já no primeiro ano que participei das competições oficiais brasileiras de master terminei o circuito em primeiro lugar", destacou. Ela observou que no decorrer do tempo foi diminuindo o seu tempo, esclarecendo que na natação qualquer segundo e milésimo de segundo que a pessoa diminua é bastante significativo. Em abril deste ano, lembrou, ela bateu o recorde sul-americano dos 1.500 metros de nado livre, frisando que no master as categorias são sempre divididas de cinco em cinco anos, MI (25 a 29), MII (30 a 34) e, assim, sucessivamente.