Brasília, 19 (Agência Brasil - ABr/CNN) - O governo espanhol decidiu tratar como "perturbação da ordem pública" uma tentativa de seqüestro de um avião da companhia colombiana Avianca, frustrada hoje. O autor do crime era um passageiro embriagado. O incidente mobilizou a Força Aérea da Espanha, que enviou dois caças F-18 para interceptar o Airbus, com cerca de 140 pessoas a bordo, perto da fronteira espanhola com Portugal e escoltar a aeronave comercial para a base aérea de Torrejón, perto de Madrid. As informações são da CNN.
"O homem não chegou a entrar na cabine do piloto", disse um porta-voz do Ministério do Interior. "Ele estava bêbado e ameaçou uma comissária de bordo e um passageiro com uma faca". O porta-voz identificou o suspeito como Perfecto Manuel Vázquez Esposito, um cidadão espanhol nascido em Cuba.
O Airbus havia saído de Bogotá, a capital colombiana, com destino ao aeroporto internacional de Barajas, em Madrid.
Segundo a CNN, a ação espanhola foi possível graças ao piloto do avião comercial, que, ao perceber uma movimentação estranha a bordo de sua aeronave, entrou em contato com a torre de controle e pediu ajuda. Na pista da base de Torrejón, uma unidade de elite da polícia espanhola invadiu o avião e capturou o suspeito.