Rio, 19 (Agência Brasil - ABr) - O Espaço Cultural anexado ao Conselho Estadual dos Direitos da Mulher (Cedim), no Rio de Janeiro, preparou uma programação especial, com entrada gratuita, para marcar a Semana da Mulher Afro-Latino-Americana e Afro-Caribenha.
A partir da próxima segunda-feira (22) até sexta-feira (26) haverá lançamento de livro e exibição do filme sobre Xica da Silva, exposição de artesanato e comidas típicas produzidas por mulheres africanas, latino-americanas e caribenhas, roda de samba e seresta.
Na segunda-feira, às 18h, será o dia do lançamento do livro Xica da Silva, A Mulher que Inventou o Mar, da professora Lia Vieira, com ilustrações de Illéa Ferraz. Paralelamente, será aberta a exposição Máscaras-Orixás, As Forças da Natureza, de Vanni Hettenhausen.
Na terça-feira, às 18h, como parte da Mostra Mulheres Inesquecíveis, será exibido o filme de Cacá Diegues, Xica da Silva, seguido de debate, com a participação de Zezé Motta, atriz que imortalizou a personagem no cinema. O filme apresenta a trajetória da bela e sensual escrava que, em 1750, em Diamantina, Minas Gerais, causou reboliço na Corte ao seduzir um fidalgo português e tornar-se a primeira-dama negra da nossa história.
A homenagem prossegue na quinta-feira (25), quando se comemora o Dia da Mulher Afro-Latino-Americana e Afro-Caribenha, com exposição de artesanato das ONGs Abayomi e Criola e comidas típicas africanas, a partir das 11h. Às 16h, a professora Hildézia Medeiros participará da mesa-redonda sobre Políticas Afirmativas. A festa será encerrada às 18h, com a apresentação da cantora Dorina e o grupo de samba Roda de Saia.
Na sexta-feira, às 18h, a programação será fechada com seresta, na apresentação dos Seresteiros do Villa, Conjunto Master da Escola de Música Villa-Lobos. Antes, para lembrar o Dia da Vovó, 26 de julho, haverá um encontro de mulheres do Movimento Popular de Saúde Alternativa da Rede Fitovida, que divulgarão o saber ancestral no manejo de ervas terapêuticas.
O Espaço Cultural Cedim fica na Rua Camerino, 51, Centro. Mais informações no telefone 2299-2006.