Cartórios informam à Previdência 52,2 mil óbitos em junho

19/07/2002 - 11h36

Brasília, 19 (Agência Brasil - ABr) - Os oito mil cartórios de registro civil do País informaram à Previdência Social a morte de 52,2 mil pessoas no último mês de junho. Os cartórios utilizaram os meios eletrônicos em 86,1% dos casos. Apenas 13,9% das comunicações foram feitas por formulários em papel.

Os cartórios têm até o dia 10 de cada mês para comunicar os óbitos ocorridos no mês anterior. Com esse procedimento, a Previdência, por meio do Sistema de Controle de Óbitos (Sisobi), tem condições de cancelar o pagamento de benefícios e evitar fraudes. Foram cancelados, em junho, 12,7 mil benefícios, o que corresponde a R$ 2.9 milhões.

Para a comunicação à Previdência, os cartórios devem fazer um cadastro prévio no Ministério, pelo endereço eletrônico: sisobi@df.previdenciasocial.gov.br. Após o registro, o acesso ao Sisobinet, disponível no site www.previdenciasocial.gov.br, será automático.

Desde janeiro deste ano, a comunicação eletrônica é obrigatória para cartórios localizados em cem cidades com mais de 140 mil habitantes, incluindo as principais capitais, como Brasília e Rio de Janeiro. O prazo que os cartórios localizados em outros 60 municípios tinham para se adequarem aos meios eletrônicos - final de junho - foi prorrogado para dezembro.

No total, 90,1 mil falecimentos foram informados à Previdência Social até junho deste ano. Assim, foram cancelados R$ 4,6 milhões em benefícios. O Sistema de Controle de Óbitos (Sisobi), da Previdência Social, utiliza, a partir da comunicação dos cartórios, 64 critérios de cruzamento de informações para identificar as pessoas falecidas e, assim, cancelar seus benefícios.