Brasília, 12 (Agência Brasil - ABr) - O continente da América do Sul será discutido na próxima segunda (15) e terça-feira (16) em um encontro sobre as questões regionais na cidade de Quito, capital do Equador. O seminário é uma preparação para a cúpula dos presidentes do continente que será realizada nos dias 25 a 27 deste mês, em Guayaquil. O embaixador do Brasil no Equador, Sérgio Florêncio, afirmou em entrevista à Radiobrás que o encontro é muito importante pois será discutida a cooperação entre os países sul-americanos.
Florêncio afirmou também que o seminário é uma forma dos acadêmicos exporem suas pesquisas sobre a América do Sul e fazer uma avaliação da realidade regional. A análise deverá ainda ser apresentada na cúpula em Guayaquil. "Estarão em pauta temas como a integração da infra-estrutura regional, a democracia e a cooperação nas áreas de cultura, ciência e tecnologia", acrescentou.
Um dos temas em destaque é a integração física do continente. Segundo o embaixador, a integração ficou mais forte a partir da primeira cúpula, em Brasília, no ano de 2000, quando foram discutidos projetos de cooperação energética, construção de estradas e troca de tecnologias de telecomunicações. Para ele, as relações entre os países ficaram mais estreitas desde daquele debate.