Brasília, 12 (Agência Brasil - ABr) - O ministro Paulo Renato Souza disse, hoje, ao participar da conferência "O Desempenho dos Professores na América Latina e Caribe: Novas Prioridades,
que o Brasil foi o país que mais avançou, nos últimos dez anos, no que diz respeito à formação de professores. "Apenas nos últimos seis anos, nós reduzimos significativamente o número de professores leigos e melhoramos a qualificação dos que já tinham formação", disse.
Segundo o ministro, o encontro é uma oportunidade para se trocar experiências com os demais países que participaram do evento sobre os avanços que ocorreram na formação do corpo docente e, assim, poder usar as experiências desses países para melhorar a formação dos professores brasileiros.
O objetivo da conferência é promover a cooperação e o intercâmbio de experiências na área de formação, carreira e desempenho docente entre os países participantes - educadores e representantes de 12 países participaram.
"As nossas experiências são muito úteis para os demais países e também para que possamos dar continuidade a essas políticas no futuro, para que a educação brasileira melhore cada vez mais", destacou o ministro, completando que vários programas desenvolvidos no Brasil na área de educação, como o de avaliação e de treinamento de professores, já são referência para outros países, porque os avanços são muito importantes.
Lembrou que o índice de professores leigos tem caído. "Um em cada quatro professores era leigo. Hoje essa proporção é inferior a 10%. Nós reduzimos de 360 mil para 100 mil professores leigos em apenas seis anos", destacou Paulo Renato, ressaltando que a participação do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef) contribuiu para a queda desses índices.
Para a coordenadora de Educação da Unesco no Brasil, Maria Dulce Almeida Borges, o objetivo do seminário foi atingido e a troca de experiência foi importante para que os países participantes pudessem saber o que se passa com a formação de professores de outras nações.
Ela disse ainda que o Brasil pertence a um grupo prioritário da Unesco dos nove países mais populosos (Brasil, México, Nigéria, Egito, China, Índia, Paquistão, Bangladesh e Indonésia) que representam, juntos, 70% da população mundial. "Isso significa que se melhorar a educação nesses países, vai melhorar a educação no mundo. E, dentro dos nove, o Brasil é o que mais tem avançado", frisou a coordenadora, lembrando que os programas brasileiros desenvolvidos na educação têm "excelente qualidade".