Ministro da Integração anuncia doações às vítimas de enchentes

12/07/2002 - 15h40

Brasília, 12 (Agência Brasil - ABr) - O ministro da Integração Nacional, Luciano Barbosa, anunciou hoje, ao desembarcar no Aeroporto Zumbi dos Palmares, em Maceió, a doação de 25 toneladas de material apreendido pela Receita Federal às vítimas das chuvas em Alagoas e Pernambuco. A mercadoria, avaliada em R$ 192,7 mil, e doada ao Ministério, deixou o depósito da alfândega em Foz do Iguaçu em uma carreta e deve chegar aos estados no dia 16. A previsão é distribuir as doações aos prefeitos a partir do dia 19.

Cada um dos estados deve receber enlatados como Mucilon, Nescau, creme de leite, leite condensado, farinha láctea e Neston, cerca de 11 mil peças de roupas diversas e rolos de arame farpado para auxiliar na contenção de encostas sujeitas a desabamentos em áreas de risco.

As coordenadorias de Defesa Civil estaduais vão realizar a separação do material por lotes para distribuí-los às prefeituras das cidades atingidas. Em Alagoas, os municípios afetados foram: Maceió, São Luiz do Quitunde, Santa Luzia do Norte, Marechal Deodoro, Passo do Camaragibe, Matriz do Camaragibe e Porto de Pedras. Em Pernambuco, vão receber as doações os moradores de Barra do Guabiraba, Cortês, Gameleira, Sirinhaém, Jaboatão dos Guararapes e Moreno.

A Defesa Civil estadual pode incluir nas listas outras áreas que tenham sido prejudicadas.

Em entrevista no aeroporto, Luciano Barbosa demonstrou preocupação com os efeitos das chuvas no estado e enfatizou a necessidade de antecipar novos problemas.

O ministro alertou que os recursos liberados a municípios do estado referem-se a restos a pagar do Orçamento de 2001, portanto, decisão tomada por seus antecessores. Para ele, "a verba não é a que Alagoas merece, mas é o possível".

O governador de Alagoas, Ronaldo Lessa, elogiou a liberação de recursos. "Apesar de ser do PSB, que é um partido de oposição, o governo atendeu as reivindicações do estado", disse.

Nesta manhã, Barbosa participou da assinatura do Termo de Cooperação Técnica e Financeira entre o Ministério da Integração Nacional e a Fundação Universitária de Desenvolvimento de Extensão e Pesquisa (Fundepes). O documento prevê a elaboração da proposta de Zoneamento Ecológico-Econômico da Zona Costeira do estado, estudo para detectar os potenciais econômicos e recursos naturais disponíveis.

O trabalho vai permitir a elaboração do Plano Estadual de Gestão e Desenvolvimento Sustentável da região. Durante a rápida cerimônia, o reitor da Universidade Federal de Alagoas, Rogério Moura Pinheiro, destacou a importância da aproximação entre o meio acadêmico e a população. Pediu ainda assento para as universidades nordestinas no Conselho Deliberativo da Agência de Desenvolvimento do Nordeste (Adene).