Brasília, 12 (Agência Brasil - ABr/CNN) - Após 300 anos de disputa, o governo britânico anunciou hoje que está preparado para compartilhar com a Espanha a soberania sobre a ilha de Gibraltar. O secretário do Exterior, Jack Straw, informou ao Parlamento que, passados 12 meses de conversações com a Espanha, alguns princípios sobre o acordo foram acertados. "Esses (princípios) incluem que Grã-Bretanha e Espanha devam dividir a soberania sobre Gibraltar", acrescentou. As informações são da CNN.
Segundo Straw, a decisão final caberá aos 35 mil moradores de Gibraltar, que até agora vêm se opondo fortemente à idéia de uma soberania compartilhada no enclave britânico situado no sul da península ibérica. Straw opinou que Gibraltar deve manter seus hábitos e modo de vida, e que a população continuará tendo o direito à nacionalidade britânica, mas também poderá optar pela espanhola.
"A única maneira de buscarmos um futuro próspero e estável para Gibraltar é por meio de um acordo abrangente e permanente sobre a disputa com a Espanha", prosseguiu o secretário.
A Espanha deveria discutir a questão da ilha hoje, mas a reunião foi adiada em virtude da reforma ministerial realizada pelo primeiro-ministro José María Aznar.