Brasília, 9 (Agência Brasil - ABr) - A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) deve reajustar as tarifas de ônibus interestadual e internacional no próximo sábado (13). A afirmação foi feita pelo diretor-geral da ANTT, José Alexandre Resende, durante assinatura de convênio de cooperação técnica com o secretário de Acompanhamento Econômico do Ministério da Fazenda, Cláudio Considera.
O percentual do reajuste ainda não foi definido e deve ser anunciado dois dias antes da alteração dos preços das tarifas. De acordo com a ANTT, o último reajuste, feito em 13 de julho do ano passado, chegou a 24,6% para os ônibus com rotas interestaduais e internacionais. Os preços do pedágio da Concessionária Nova Dutra, no trecho São Paulo e Rio de Janeiro, também devem ficar mais caros, a partir de 1º de agosto. No ano passado, o reajuste dos pedágios da Nova Dutra foi de 7,14%.
De acordo com o Ministério da Fazenda, a assinatura do convênio de cooperação técnica dará autonomia para a ANTT fazer reajustes de tarifas e fretes dos setores rodoviário, ferroviário e de passageiros sem recorrer à Secretaria de Acompanhamento Econômico (SEAE), como anteriormente. Uma das poucas exigências, previstas em lei, será a de comunicar o reajuste ao Ministério da Fazenda num prazo mínimo de 15 dias.