Rio, 2 (Agência Brasil - ABr) – Pesquisa da Associação Pró-Consumidor, encomendada ao Instituto Brasileiro de Relações com o Cliente (IBCR), divulgada hoje, nesta capital, revela que o atendimento pessoal, mesmo por telefone, é o preferido pelos clientes, que se tornam tolerantes até com um maior tempo de espera. A pesquisa foi feita junto a 210 consumidores no Rio de Janeiro e será usada pela Associação Pró-Consumidor na campanha Mania de Bom Atendimento. O estudo mostra que, quando o atendimento é pessoal, a maioria das pessoas (56%) espera até 5 minutos sem reclamar, enquanto, por telefone, 73% dos clientes não admitem esperar mais de um minuto. Mesmo no caso de atendimento telefônico, 73% dos consumidores querem ouvir do outro lado da linha a voz de um ser humano, enquanto somente 3% preferem uma gravação eletrônica.
Segundo a pesquisa, as cinco características consideradas fundamentais para um bom atendimento são: cortesia (28%), fornecimento de informações precisas e corretas (25%), solução do problema (24%), agilidade (15%) e disposição de ouvir (8%). A presidente da Associação Pró-Consumidor, Sônia Carvalho, pretende realizar nova pesquisa para saber por que apenas uma pequena parcela dos consumidores insatisfeitos (25%) recorre aos órgãos competentes para apresentar queixas.