Vitória realiza encontro de capacitação de conselhos de alimentação escolar

29/06/2002 - 11h00

Brasília, 29 (Agência Brasil - ABr) - A última edição do 2º Encontro Regional de Capacitação dos Conselhos de Alimentação Escolar (CAE) será realizada na segunda-feira (01), em Vitória. Organizado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), o evento dá prosseguimento à capacitação de multiplicadores, iniciada no ano passado.

Durante dois dias, os 84 representantes dos 42 municípios-pólo dos estados do Espírito Santo e Rio de Janeiro estarão no Hotel Porto do Sol Vitória (Av. Dante Michelini, 3.957 – Jardim Camburi) para a etapa final dos onze encontros deste ano. O objetivo é treinar os conselheiros para o uso do software e proporcionar a troca de experiências com os nutricionistas foi alcança-do.

Este ano, a Oficina para Treinamento no Sistema de Acompanhamento e Monitoramento (SAM), do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), e a Reunião Técnica com Nutricionistas mobilizaram a atenção dos conselheiros de cerca de 600 municípios-pólo, das cinco regiões do país. A série de encontros termina em Vitória. Durante os eventos realizados em Maceió, Fortaleza, Salvador, Goiânia, Porto Velho, Belém, São Paulo, Belo Horizonte, Porto Alegre e Curitiba foram capacitados 848 representantes de 505 municípios-pólo.

A gerente do Pnae, Elizabeth Menezes, lembra que tudo está sendo feito para que os conselheiros de cada capital tenham acesso e utilizem o software do Sistema de Acompanhamento e Monitoramento da Merenda. "Essa é uma ferramenta que facilitará o acompanhamento da execução do programa em todas as etapas, permitindo a análise de dados e a elaboração de relatórios referentes à execução do Pnae".

A simulação reproduzirá o ambiente que os conselheiros trabalharão em suas cidades. Todos os conselheiros estão recebendo o software do Sistema e um manual de utilização.

Sob a orientação da coordenadora do SAM, Maria Antonia Galeazzi, a oficina enfocará a utilização do software. No ano passado, os CAE tomaram conhecimento dos formulários do SAM, ainda em fase de validação. A expectativa da coordenadora do Sistema é que, a partir da implementação do software, haja a diminuição de, no mínimo, 30% no desperdício dos alimentos servidos nas escolas.

Paralelo à oficina do SAM estará acontecendo a Reunião Técnica com Nutricionistas. O evento é coordenado pela Assessoria em Nutrição do Pnae e foi organizado devido a necessidade de um diagnóstico do custo.