Recife, 29 (Agência Brasil - ABr) - O ciclo junino em Pernambuco termina hoje em clima de Copa do Mundo. Nas comemorações em homenagem a São Pedro, as cores verde e amarela dominam os arraiais e os barcos das procissões marítimas.
Entre as cidades que festejam o santo protetor dos pescadores, além de Recife, estão Olinda, Cabo de Santo Agostinho, Paulista, na região metropolitana, Caruaru e Gravata, no Agreste, e Petrolina, no sertão do estado, onde foi celebrada, antecipadamente, às 17 horas de hoje, em virtude da final da Copa do Mundo entre Brasil e Alemanha, a tradicional Missa do Vaqueiro, celebradada há 50 anos às margens do rio São Francisco. Participaram da missa mais de mil vaqueiros dos municípios sertanejos de Dormentes, Lagoa Grande e Afrânio. Após a missa, o forró, no Estádio da Associação Rural, não tem hora para acabar.
Os torcedores pernambucanos se preparam para as emoções deste domingo (30), quando acontecerá a grande decisão da história das Copas, entre o Brasil e a Alemanha. Em Paulista, a cerca de 20 quilômetros do Recife, terra de Rivaldo, amigos, familiares e fãs do craque dão os últimos retoques no arraial do centro da cidade e no palhoção do Jardim Paulista, onde residem os pais do jogador. Muita gente faz promessa ao santo de sua devoção, e um torcedor afirma que se o Brasil conquistar o penta, irá a pé, de Paulista até o morro de Nossa Senhora da Conceição, no Recife, num percurso de mais de 30 quilômetros. No bairro do IPSEP, zona oeste da capital, antes do início do jogo, um boneco simbolizando o goleiro da Alemanhã será malhado pelos torcedores do bairro.
A paixão verde-amarela contagia até as crianças recém-nascidas: bebês gêmeos, nascidos há dois dias na maternidade Bandeira Filho, receberam os nomes de Rivaldo e Ronaldo e já estão vestindo as camisas amarelas da seleção. Os pais, muito pobres, sonham que, no futuro, eles possam ser jogadores famosos, iguais aos seus ídolos. Em outra enfermaria da maternidade, mais um recém-nascido veste a camisa da seleção: uma menina que recebeu o nome de Vitória.