Brasília, 29 (Agência Brasil - ABr) - A chefe da Assessoria para Assuntos Internacionais do Ministério da Educação, embaixadora Vitória Alice Cleaver e o secretário de Educação Média e Tecnológica do MEC, Raul David do Valle Júnior, recebem, nesta segunda-feira (1), às 14h30, no Ministério, as professoras assistentes francesas que, nos próximos seis meses, vão atuar em nove escolas da Rede Federal de Educação Profissional e no Colégio Pedro II do Rio de Janeiro.
Esse encontro marca o início do programa de capacitação em língua francesa para professores brasileiros das instituições federais de Educação profissional, promovido em parceria do Ministério da Educação e da Embaixada da França no Brasil. No programa da recepção consta ainda a palestra da professora da Escola Normal de Formação Agronômica da França, Monique Montagne, que vai discorrer sobre a metodologia do ensino de francês aplicado à Educação profissional.
Após a cerimônia no MEC, os professores seguem para uma recepção na Embaixada da França. O treinamento em Metodologia de Ensino do Francês específico na área de Educação Profissional está previsto para acontecer nos dias 2 e 3 de julho, no Hotel Nacional, em Brasília.
O programa de trabalho entre o Ministério da Educação e a Embaixada da França foi assinado no dia 10 de junho pelo secretário Raul do Valle e o embaixador francês Alain Rouquié.
Pelo acordo, 10 professoras francesas que lecionam Português na França ficarão no Brasil durante seis meses, entre 1º de julho e 31 de dezembro, ministrando cursos de Francês Instrumental nos Centros Federais de Educação Tecnológica (Cefets) de Alagoas, Pará, Petrolina (PE), São Paulo, Campos (RJ) e Maranhão; no Centro Federal de Educação Tecnológica de Química de Nilópolis (RJ); nas escolas agrotécnicas federais de Uberaba (MG) e Bento Gonçalves (RS); e no Colégio Pedro II, localizado no Rio de Janeiro.
O MEC, mediante recursos do Programa de Expansão da Educação Profissional (Proep), vai pagar ajuda de custo mensal no valor de R$ 2 mil a cada uma das professoras envolvidas no acordo de cooperação entre os dois países.