Festa Nacional da Orquídea termina amanhã

29/06/2002 - 9h01

Brasília, 29 (Agência Brasil - ABr) - O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e a Sociedade Orquidófila de Brasília promovem, até amanhã (30), a Festa Nacional da Orquídea. O evento se realiza no Centro de Convenções Ulysses Guimarães. O horário de funcionamento é das 10 às 22 horas.

Participam da mostra produtores de São Paulo e de Minas Gerais. Algumas flores raras, como a Phragmipedium bessae (sapatinho de ouro), típica da região do Equador e a Paphiopedilum Cocoa Cherry estão sendo exibidas. "A sapatinho de ouro é tão rara que custa dois mil reais", afirma a engenheira florestal Lou Menezes, participante do projeto do Ibama "Orquídeas do Brasil".

Durante a Festa haverá premiação para os cultivadores da flor nas categorias melhor botânica, melhor micro, melhor espécie nacional, melhor espécie estrangeira, melhor exótica e melhor espécie do cerrado. Os donos das plantas premiadas ganharão uma medalha.

Os visitantes que forem à Festa Nacional da Orquídea também poderão comprar as flores. "Trouxemos mais de duas mil", afirma Jucilene Nascimento, de Minas Gerais. O preço varia de R$ 5,00 A R$ 3.000,00, completa. A Dendrodium phalienopises, por exemplo, custa oito reais. Já a sapatinho de ouro pode oscilar de oitenta a dois mil reais", explica Lia Alcardo, orquidófila de São Paulo.

As orquídeas fazem parte da família das monocotiledôneas. Destacam-se pela beleza de suas flores e apresentam grandes variações nas formas exuberantes e exóticas. Têm um desenvolvimento lento, visto que a divisão de uma muda leva, no mínimo, três anos.