Encontro sobre inovação tecnológica começa na quarta-feira, no Rio

29/06/2002 - 9h01

Brasília, 29 (Agência Brasil - ABr) - Pesquisadores e cientistas de todo o Brasil participam, a partir da próxima quarta-feira (03/07) no Rio de Janeiro, de encontro com profissionais e professores do Industrial Liaison Program (MIT), considerado um dos mais conceituados institutos de tecnologia dos Estados Unidos.

O evento tem como objetivo a troca de experiências sobre as principais ações a serem desenvolvidas na área de inovação tecnológica. Mais precisamente, temas como empreendedorismo, contratação de pesquisas, gestão da inovação, propriedade intelectual e relacionamento com a indústria, entre outros.

O encontro tem o apoio do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), por meio das secretarias de Política Tecnológica Empresarial e de Coordenação das Unidades de Pesquisa, assim como da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) – agência também vinculada ao MCT.

De acordo com técnicos do Ministério, o evento tem como público-alvo pesquisadores, técnicos de agências de fomento e da indústria de capital de risco, além de funcionários e diretores de empresas que realizam atividades de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) ou que atuam em áreas de suporte à inovação.

A iniciativa, segundo o MCT, se propõe a discutir, a partir da experiência observada no MIT em gestão estratégica, os principais procedimentos administrativos e de interação organizacional que devem vir a ser adotados no Brasil com a nova Lei de Inovação – atualmente em fase de conclusão.Por conta disso, fazem parte dos temas a serem abordados, fatores relativos à geração, proteção e comercialização de tecnologia e suas respectivas técnicas de transferência.

A idéia, conforme explicaram os organizadores, é permitir aos participantes do curso todo o conhecimento necessário para deixá-los aptos a auxiliar suas instituições e empresas com iniciativas inovadoras.

O encontro será realizado no Hotel Rio Atlântica, no Rio, e tem duração de três dias (de três a cinco de julho. Será composto por duas etapas. A primeira, na abertura - terá palestras franqueadas ao público até o limite de 200 convidados. Já a segunda etapa, será formada por grupos de discussão, dos quais farão parte 50 dos profissionais inscritos (após seleção a ser feita por um comitê científico).

As entidades responsáveis pela organização do evento são o Núcleo de Estudos e Pesquisas, o Instituto Gênesis, a Pontifícia Universidade Católica (PUC) do Rio de Janeiro – PUC/Rio e o próprio MIT.

As inscrições, assim como informações mais detalhadas sobre o encontro estão disponíveis no site www.wksp-mit-pucrio-uie.com.br. Os interessados também podem entrar em contato diretamente com os organizadores pelo e-mail contato@wksp-mit-pucrio-uie.com.br ou pelo telefone 21-3114.1676.