Brasília, 1 (Agência Brasil - ABr) - O Tribunal de Contas da União (TCU) multou em R$ 6.546,00 o diretor geral do Departamento de Estradas de Rodagem (DER-RR), Carlos Eduardo Levischi, em razão da sonegação de documentos para a conclusão de uma auditoria solicitada pelo Congresso Nacional. A auditagem estava ocorrendo nas obras de construção e de pavimentação das rodovias BR-401, BR-210 e RR-319. Os documentos não apresentados correspondem à aplicação de recursos federais da ordem de R$ 19.000.00,00, os quais deveriam ter sido utilizados nas etapas mais relevantes das obras auditadas.
Para o ministro relator do processo, Augusto Sherman Cavalcanti, sonegar informações a uma auditoria permitida pelo Congresso Nacional aumenta a gravidade da infração. "Considero como agravante o fato de se estar sonegando informações a uma auditoria autorizada por decisão plenária, a qual busca atender à solicitação do Congresso Nacional, processo que tem trâmite prioritário nesta Casa", explicou.
O TCU autorizou a cobrança judicial da dívida, caso o prazo de 15 dias para a quitação da dívida com o Tesouro Nacional não seja respeitado. Determinou, ainda, o afastamento temporário do diretor geral do DER-RR de suas funções.