Presidentes do Brasil e Angola discutem questões africanas

01/03/2002 - 15h20

Brasília, 1 (Agência Brasil - ABr) – Os presidentes do Brasil, Fernando Henrique Cardoso, e de Angola, José Eduardo dos Santos, reuniram-se hoje, em Brasília, com objetivo de passar em revista os temas da agenda bilateral e da atualidade internacional, em particular, questões regionais africanas.

Segundo nota à imprensa, do Ministério das Relações Exteriores, o encontro dos dois presidentes ocorre em um momento de particular importância na evolução do quadro político interno angolano, após a morte, na última sexta-feira (22), do líder da Unita, Jonas Savimbi.

"Os chefes de Estado trocaram impressões acerca das perspectivas de pacificação e reconciliação em Angola, tendo o presidente Fernando Henrique Cardoso reiterado a disposição brasileira de contribuir com o esforço do presidente José Eduardo dos Santos e de seu Governo no sentido de criar as condições para a pronta e plena pacificação daquele país. O presidente brasileiro manifestou ainda sua convicção de que o governo angolano encontrará os meios adequados para indicar às forças residuais da Unita a necessidade da cessação imediata das hostilidades, abrindo, dessa forma, caminho para a integral execução dos Acordos de Lusaca", diz a nota.

Ainda, segundo o Itamaraty, os dois presidentes enfatizaram a relevância do continuado apoio por parte da comunidade internacional, inclusive por meio de medidas efetivas, para o restabelecimento do diálogo entre todas as forças políticas angolanas e para a reconstrução do país.