Semi-árido sergipano ganhará agência de comercialização

27/02/2002 - 18h25

Brasília, 27 (Agência Brasil - ABr) - Até o final deste semestre, a primeira Agência Regional de Comercialização (Arco) será implantada em Sergipe para beneficiar os produtores dos municípios de Porto da Folha, Poço Redondo, Gararú, Canindé, Glória e Monte Alegre. A Superintendência Regional do Incra inicia o processo de criação com a realização, nesta sexta-feira (1/3), de uma palestra para todos os servidores do Instituto mostrando o trabalho desenvolvido pelas Agências.

O objetivo da Arco é dar suporte a trabalhadores rurais assentados e agricultores familiares no processo de produção e venda do que produzem. No Brasil, dos 4,1 milhões de famílias que produzem em regime de agricultura familiar, aproximadamente 600 mil são assentadas da reforma agrária. Essas famílias produzem mais de 300 tipos de produtos agropecuários e agro-industriais que chegam à mesa dos brasileiros. A Arco intervirá sobre as cadeias produtivas de forma descentralizada permitindo que os agricultores familiares assumam a coordenação de seus negócios, apropriando-se da maior parcela dos lucros gerados.

Nos dias 19 e 20 de março, o Incra reunirá, no município de Porto da Folha - semi-árido sergipano - os envolvidos no processo de implantação da Agência, como prefeitos, secretários municipais da Agricultura e agricultores familiares, para definir o município onde será instalada a Arco, selecionar o grupo diretivo composto por agricultores familiares, legalizar o estatuto e constituir os conselhos administrativo e fiscal.