Morre o jornalista Octávio Bonfim

27/02/2002 - 21h24

Brasília, 27 (Agência Brasil - ABr) - Morreu hoje o jornalista Octávio Bonfim, gerente da Rádio Nacional da Amazônia e ex-chefe da Divisão de Rádio Internacional da Radiobrás. Foi um dos assessores de imprensa da Presidência da República no governo de João Figueiredo. Trabalhou na extinta Empresa Brasileira de Notícias (EBN). Nascido no Acre, fez carreira no Rio de Janeiro, onde conviveu com os escritores Carlos Drummond de Andrade e Guimarães Rosa, quando este ainda era oficial de Chancelaria do Itamaraty. Foi colega de república do jornalista Armando Nogueira.

Trabalhou como correspondente dos jornais O Globo e Jornal do Brasil em Washington, nos Estados Unidos. Apreciador de cinema, foi presidente da Associação Brasileira de Críticos de Cinema e ajudou a criar o famoso bonequinho que bate palmas nas colunas especializadas dos jornais.

Entrevistou algumas das personalidades mais importantes do Século XX, como o dramaturgo Tenessee Williams, Che Guevara e os papas João XXIII e João Paulo II.
O horário do enterro ainda não foi divulgado pela família. (IDM)