Rio de Janeiro, 27 (Agência Brasil - ABr) - O secretário de Energia, Indústria Naval e Petróleo do Rio de Janeiro, Wagner Victer, inaugurou hoje , mais um porto especializado no apoio logístico às produções de petróleo nas bacias de Campos e de Santos. Batizado de "porto novo", o terminal fica nas instalaçoes do antigo Estaleiro Caneco, na zona portuária do Rio, e recebeu investimentos de R$ 2,5 milhões da empresa SGL (Supplies Global Logistics do Brasil), responsável pela operação dos serviços.
O porto novo vai gerar, a médio prazo, 100 empregos diretos na movimentação de cargas especiais destinadas aos setores de exploração e produção de petróleo, petroquímico e de termelétricas. De acodo com o secretário Wagner Victer, os serviços de dragagem da área viabilizarão a infra-estrutura de acesso para a reabertura definitiva do Estaleiro Caneco, que poderá funcionar como área industrial para esta base portuária.
O secretário lembrou que o estado do Rio de Janeiro está implantando uma área de apoio logístico offshore, localizada no Terminal de Produtos Siderúrgicos (TPS) do Porto do Rio, viabilizada após parceria firmada entre o grupo americano Crowley Marine Serviles e a Triunfo, operadora do TPS.
"Agora, com estes novos terminais, além dos estaleiros, o estado alcançará dois objetivos: atender à indústria do petróleo, principalmente à Bacia de Santos, e aumentar ainda mais a movimentação de cargas offshore no estado, criando postos de trabalho e potencializando a instalação de novas empresas do setor de petróleo", afirmou Victer, destacando que, em breve, o Porto de Niterói será licitado para atender a indústria petrolífera.