PFL comandará quatro comissões permanentes da Câmara

27/02/2002 - 8h57

Brasília, 27 (Agência Brasil - ABr) - Os líderes dos partidos na Câmara definem, hoje, as presidências das 18 Comissões Permanentes da Casa. O presidente da Câmara, deputado Aécio Neves (PSDB-MG), reúne às 10h o Colégio de Líderes para definir a distribuição dos cargos que é feita conforme a representatividade de cada bancada. O PFL, maior partido com 95 deputados, terá direito a quatro comissões e a escolher em primeiro lugar aquelas de sua preferência.

Segundo o líder do PMDB, deputado Geddel Vieira Lima (BA), as comissões mais disputadas são as de Constituição e Justiça, Finanças e Tributação e de Ciência e Tecnologia. O PMDB, com 89 deputados, é a terceira maior bancada na Câmara e terá direito a três Comissões.
O PSDB, com 94 representantes e a segunda maior bancada, terá também três comissões. O PPB ficará com uma Comissão. O PT também uma, assim como o PTB, PDT, PPS, PL, PSB e PC do B.

Até o dia 5 de março, os partidos indicarão os membros das comissões. No dia seguinte, serão escolhidos os presidentes e os vices. Somente então serão definidos os projetos e a pauta de trabalho de cada comissão.
As comissões permanentes têm, cada uma, atribuição específica e discutem propostas e projetos como legislação trabalhista, constitucional, agricultura, saúde, transporte, direitos humanos, tributos, ciência e tecnologia, energia e comunicações.