MMA arrenda armazém do porto do Rio

27/02/2002 - 12h01

Rio, 27 (Agência Brasil - ABr) - O ministro do Meio Ambiente, José Sarney Filho, e o presidente da Companhia Docas do Rio de Janeiro, Francisco Pinto, assinaram hoje o convênio que vai viabilizar a realização do projeto Armazém III - "Ambiente Brasil". A idéia do ministério é transformar a área do armazém numa vitrine para as políticas de revitalização do meio ambiente, por meio de parcerias firmadas com organizações não-governamentais, prefeituras, governos e sociedade civil.

"No armazém a população poderá ver como está a situação das queimadas na Amazônia, entender como é o processo de revitalização da Lagoa Rodrigo de Freitas no Rio, saber quais as novas tecnologias utilizadas no meio ambiente aqui no Brasil, em quais lugares se pode fazer ecoturismo. Estamos utilizando um lugar ideal para mostrar ao brasileiro e ao resto do mundo que o Brasil é um país que investe em meio ambiente", explicou o ministro Sarney Filho.

Ele disse ainda que o Rio foi escolhido para sediar o projeto por ter uma arquitetura privilegiada e, segundo ele, por ser a vitrine do Brasil. Além das políticas ambientais, o Armazém III se destinará também à cultura, lazer e realização de cursos. O local será totalmente aberto a visitação pública.

O ministro José Sarney Filho disse esperar que o Armazém III, arrendado por R$ 32 mil durante 60 meses, seja inaugurado ainda neste ano.