Itamaraty prepara 4ª Cúpula da CPLP

27/02/2002 - 18h03

Brasília, 27 (Agência Brasil - ABr) - O Palácio do Itamaraty realizou hoje a I Reunião Preparatória da IV Conferência de Chefes de Estado e de Governo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), que ocorrerá na capital federal em julho. A conferência vai contar com a participação dos presidentes e primeiro-ministros de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe. Além disso, pela primeira vez, o Timor Leste estará presente na cúpula, representado pelo presidente que será eleito em abril. A independência do mais novo país de língua portuguesa, que deverá formalizar sua adesão à CPLP durante a Conferência de Brasília, está marcada para o próximo dia 20 de maio. As informações foram divulgadas hoje, em nota à imprensa, pelo Ministério das Relações Exteriores.

A reunião preparatória, aberta pelo ministro interino das Relações Exteriores, embaixador Osmar Chohfi e presidida pelo subsecretário-geral de Relações Políticas Bilaterais, embaixador Gilberto Saboia, contou com a presença de assessores internacionais e outros funcionários de vários Ministérios que já vêm realizando ações de cooperação bilateral e multilateral com os países de língua portuguesa. Atualmente, dentre os países em desenvolvimento, os países de língua portuguesa, entre os quais Timor Leste, são os maiores beneficiários, em volume de recursos, de projetos de cooperação com a participação de instituições públicas brasileiras, bem como, e de modo crescente, em parceria com representantes do terceiro setor.

A reunião foi o marco inicial do processo preparatório da participação brasileira na IV Conferência, que exigirá o envolvimento dos diversos setores do Governo brasileiro, convidados a identificar propostas e projetos que possam ampliar a cooperação e o diálogo entre os países membros da CPLP. Na ocasião, os participantes puderam fazer um breve relato das ações de cooperação já em andamento com os países de língua portuguesa, em áreas como saúde, educação, defesa, cultura, telecomunicações e justiça. Vários órgãos manifestaram a disposição de ampliar sua participação no esforço de fortalecimento dos laços de cooperação na CPLP.

Segundo a nota do Itarmaraty, outras reuniões preparatórias para a IV Conferência da CPLP deverão ser realizadas, com vistas a dar prosseguimento à discussão sobre cooperação técnica e iniciar o debate também sobre temas da agenda político-diplomática da CPLP e da política brasileira de difusão da língua portuguesa no exterior.
-