Funasa lança no Rio campanha contra a dengue

27/02/2002 - 14h39

Brasília, 27 (Agência Brasil - ABr) - A Fundação Nacional de Saúde (Funasa) lança, no próximo dia 9, uma campanha de mobilização no Rio de Janeiro contra a dengue com apoio do governo local. A campanha vai ensinar as pessoas como fazer uma inspeção dentro das suas residências para evitar focos do mosquito da dengue. Serão distribuídos folhetos por meio dos agentes de saúde orientando como devem fazer para se livrar do mosquito.

O diretor do Centro Nacional de Epidemiologia da Funasa Jarbas Barbosa, que participou hoje de uma reunião extraordinária do Conselho Nacional de Saúde, com secretários estaduais e municipais de Saúde, explicou que o Rio de Janeiro foi escolhido para iniciar a campanha porque concentra 55% do total dos casos da dengue no Brasil e 70% dos casos de febre hemorrágica. Ele acrescentou que, nos próximos dias, essa campanha será estendida a outros estados do país.

O diretor do Centro Nacional de Epidelomogia adimite que a dengue preocupa o governo principalmente no periodo de janeiro a maio, período em que ocorrem 90% dos casos devido ao calor e a chuva. Jarbas Barbosa frisou que o governo vem dando toda a atenção à situação enviando mais recursos e apoio técnico às secretarias.

"Esse é um momento de estar combatendo epidemias e não discutindo de quem é a responsabilidade" comentou Jarbas Barbosa após explicações do secretário de Saúde do RIo de Janeiro de que a situação da dengue poderia ter sido evitada se o governo tivesse implantado o plano do ex-ministro da Saúde Adib Jatene que envolvia recursos de R$ 4 bilhões e que envolvia a área econômica, o meio ambiente, e limpeza urbana. O diretor do Centro de Epidemiologia discorda do secretário pois, segundo ele, o governo vem aplicando todas as diretrizes ditadas no plano do ex-ministro no combate à ploriferação do mosquito.