Fazenda quer implantar ouvidoria para reclamações do cidadão

27/02/2002 - 19h03

Brasília, 27 (Agência Brasil - ABr) - O Ministério da Fazenda promove até sexta-feira o II Encontro de Formação de Ouvidores, com o objetivo de contribuir para a implantação e sustentabilidade de uma ouvidoria que represente de maneira eficiente o cidadão-usuário dos serviços prestados pelo ministério. A ouvidora-geral da Previdência Social, Neiva Rench Maciel, foi convidada a participar do evento para mostrar aos técnicos do MF os resultados do trabalho da Ouvidoria da Previdência Social, que tem obtido bons resultados na apuração de irregularidades.

Sob o tema "O Poder Transformador da Ouvidoria", o órgão relatou casos graves de denúncias. Entre eles, o caso das empresas que deixaram de recolher contribuições previdenciárias num montante de R$ 288 milhões. "O serviço de atendimento ao público é muito importante tanto para a população, quanto para o orgão público que o utiliza, pois se o cidadão não tivesse feito a denúncia, talvez não teríamos descoberto a falcatrua", disse a ouvidora. "O usuário tem que se sentir à vontade para fazer pedidos ou reclamações. Por meio deles, poderemos mudar gerencialmente nossa estrutura para melhorar os serviços prestados à comunidade", concluiu. gerencialmente nossa estrutura para melhorar os serviços prestados à comunidade. " afirma. (Cynthia Ribeiro)