Escola resgata projeto de Anísio Teixeira

27/02/2002 - 18h28

Brasília, 27 (Agência Brasil - ABr) - A presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep/MEC), Maria Helena Guimarães de Castro, participa amanhã da reinauguração do Centro Popular de Educação Carneiro Ribeiro Filho, da Secretaria Estadual de Educação da Bahia. Projeto original implementado em 1950 pelo educador baiano Anísio Teixeira, que presidiu o Inep de 1952 a 1964, a escola, ao voltar a funcionar na sua concepção inicial, resgata proposta pedagógica inovadora no país de oferecer formação integral aos estudantes do ensino fundamental.

O Centro Popular, criado na gestão de Anísio Teixeira à frente da Secretaria de Educação e Saúde da Bahia e que fica no bairro Caixa D’Água, um dos mais pobres e populosos de Salvador, terá uma estrutura diferenciada para funcionar de forma complementar ao ensino regular. O aluno freqüentará o Centro durante o turno em que não estiver na escola de ensino regular.

Os estudantes terão atendimento integral e desenvolverão processos variados de aprendizagem em diversas áreas do conhecimento. "A idéia é construir uma escola pública de qualidade, dando chances para que todos os alunos desenvolvam as aptidões do fazer e tornem-se cidadãos", argumenta Babi Teixeira, filha do educador e presidente da Fundação Anísio Teixeira, que dará suporte pedagógico ao Centro.

Para o Centro Popular voltar a funcionar depois de cinco anos de atividades paralisadas, a Secretaria de Educação da Bahia recuperou as oficinas, bibliotecas, teatro e ginásio de esportes, além de realizar obras de paisagismo. No local, cerca de quatro mil alunos terão acesso a cursos de idiomas, atividades de preparação para a vida e o trabalho, ações de saúde, produção de materiais de comunicação e atividades esportivas e artísticas. Também será criado um programa integrado de formação de professores.