Rio de Janeiro, 27 (Agência Brasil - ABr) - O centenário de nascimento do arquiteto e urbanista Lúcio Costa foi marcado hoje pelo lançamento de um selo e um carimbo comemorativos. A cerimônia foi no Paço Imperial, na Praça XV, e resultou de uma parceria entre a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) e o Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, órgãos dos Ministérios das Comunicações e da Cultura. O selo e o carimbo fazem parte da série Personalidades Brasileiras, que homenageia figuras pessoas importantes do patrimônio cultural do país, e marcam o início oficial das comemorações do centenário do arquiteto.
Lúcio Costa nasceu em Toulon, na França, em 27 de fevereiro de 1902, filho de brasileiros a serviço no exterior. Estudou na Inglaterra e na Suíça. De volta ao Brasil, estudou pintura e arquitetura na Escola Nacional de Belas Artes, no Rio, e recebeu poderes para reestruturar os métodosde ensino daquela instituição. Foi considerado líder do movimento de implantação da arquitetura moderna no Brasil, identificado com as propostas do arquiteto Le Corbusier.
O arquiteto consagrou-se como criador do Plano Piloto de Brasília, vencendo concurso nacional lançado pelo presidente Juscelino Kubitschek em 1957. Seu estilo inovador está presente também no prédio do Ministério da Educação, no centro do Rio. Lúcio Costa elaborou o plano de urbanização da Barra da Tijuca, também no Rio, e deixou grande obra teórica, com numerosos ensaios científicos definitivos para a formação da cultura arquitetônica brasileira.
O urbanista morreu no Rio em 13 de junho de 1998.