Conselho de Saúde discute plano para conter epidemia de dengue

27/02/2002 - 18h58

Brasília, 27 (Agência Brasil - ABr) - A Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro registrou em fevereiro 19.279 notificações de casos de dengue, das quais 221 do tipo hemorrágico, com oito mortes. Desde o início da epidemia, no final de 2001, houve 22 óbitos. Segundo o secretário estadual de Saúde, Gilson Cantarino, há uma tendência de queda do número dos casos, isso porque o índice de janeiro foi bem superior - 32.684 notificações.

Para conter o avanço da dengue no estado, O Conselho Nacional de Saúde discutiu hoje a elaboração de um plano que visa futuras ações de combate e controle da epidemia, que também atinge vários estados. Cantarino ressaltou que é necessário envolver no plano questões como limpeza, saneamento e meio ambiente, que contribuem para a proliferação do mosquito. "O importante é evitar o crescimento", afirmou. Nos dois primeiros meses do ano, foram registradas mais de 50 mil notificações, 44.529 na região metropolitana do estado.

De acordo com o presidente da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco), José Noronha, o combate tem de ser feito com a integração das três esferas do governo e da sociedade. "Precisamos encontrar soluções e não buscar culpados", enfatizou. Noronha defendeu a formação de uma comissão para administrar o problema, assim como ocorreu no período do racionamento.