Brasil e Índia estreitam parceria nas áreas espacial e biotecnológica

27/02/2002 - 18h10

Brasília, 27 (Agência Brasil - ABr) - Brasil e Índia vão estreitar fortemente a cooperação nas áreas espacial e biotecnológica, conforme acertado hoje, em Nova Delhi, entre os ministros de Ciência e Tecnologia de ambos os países, Ronaldo Sardenberg e Murli Manohar Joshi.

Durante a reunião de hoje, os dois ministros concordaram que:
1 - o CNPq e a Academia Indiana de Ciências assinem um memorando de entendimento;
2- dentro do escopo das tecnologias industriais básicas, os dois países aumentem a cooperação em ensaios de proficiência e metrologia científica;
3- será organizado em conjunto um workshop no Brasil sobre ciência e tecnologia para o mar;
4- será estimulada ainda mais a pesquisa climática, a partir de um programa de cooperação em meteorologia e climatologia anteriormente já assinado pelos dois países;
5- será desenvolvida pesquisa conjunta sobre variabilidade e previsão de clima e seus impactos sobre as atividades agrícolas.

Ao fim do encontro, o ministro Joshi revelou grande interesse pela evolução das pesquisas do Instituto do Milênio do Semi-Árido, tendo em vista que a Índia tem em seu território características idênticas a esta região do nordeste brasileiro.

O ministro Ronaldo Sardenberg ficará na Índia por três dias. Amanhã reúne-se com o ministro da Tecnologia da Informação, Pramod Mahajan, durante a assinatura de convênio entre o CNPq e a Academia Indiana de Ciências. Mahajan esteve em Brasília no ano passado e os dois países querem estreitar a cooperação no setor de tecnologia da informação.

Sardenberg também visitará o Tata – Instituto de Pesquisa de Energia, onde discutirá questões sobre mudanças climáticas.

Na sexta-feira, a Agência Espacial Brasileira e a Organização de Pesquisa Espacial da Índia assinam, na presença dos dois ministros, memorando de entendimento para cooperação em programas de utilização de foguetes de sondagem, comunicação por satélites ,sensoriamento remoto e intercâmbio de pessoal.