Amaral participa da 1ª Feira Internacional da Amazônia

27/02/2002 - 18h41

Brasília, 27 (Agência Brasil - ABr) - O ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Sergio Amaral, participa amanhã, às 18h30, do lançamento oficial da 1ª Feira Internacional da Amazônia, evento promovido pela Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), que ocorrerá no período de 10 a 13 de setembro de 2002. O evento faz parte das comemorações aos 35 anos da Zona Franca de Manaus. O ministro também presidirá a 196ª Reunião do Conselho de Administração da Suframa (CAS), marcada para sexta-feira.

Visando atrair investidores nacionais e estrangeiros para a região e promover os produtos regionais aos potenciais compradores, a 1ª Feira Internacional da Amazônia vai reunir expositores de toda a Amazônia Brasileira, que compreende os estados do Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima, Tocantins e parte do Maranhão.

A feira contará com 139 stands de empresas e instituições governamentais e não governamentais da Amazônia Brasileira. A estimativa é que o evento conte com a participação de mais de mil investidores de outras regiões do país, além de 200 investidores do exterior.

Durante a feira serão realizadas palestras e rodadas de negócios. O objetivo é proporcionar a oportunidade de mostrar aos investidores e demais visitantes o que a região tem a oferecer:
infra-estrutura, mão-de-obra qualificada e inúmeras outras vantagens competitivas disponíveis na Amazônia, quer seja para produção de bens finais ou componentes dos setores eletroeletrônicos, duas rodas, metalúrgico, químico, de informática, ou ainda a capacidade de desenvolver produtos e serviços a partir das potencialidades regionais, como o ecoturismo, agroindústria, piscicultura e a biodiversidade.

A partir de novembro de 2001, a Suframa começou a cumprir, em conjunto com o Itamaraty, uma agenda de missões internacionais para divulgar o evento e convidar diretamente empresários e representantes de câmaras de comércio exterior de vários países a participarem. Também está sendo encaminhado um questionário às empresas do Pólo Industrial de Manaus (PIM) para que indiquem alguns de seus principais fornecedores para serem contactados com a finalidade de participarem da Feira e, também, de analisarem a possibilidade de se instalar no PIM.