Agentes de Saúde de MS participam de encontro estadual

27/02/2002 - 11h13

Campo Grande, 27 (Agência Brasil - ABr) - A secretaria estadual de Saúde realiza até as 18h, no Palácio Popular da Cultura, o II Encontro Estadual de Agentes Comunitários de Saúde, que reúne mais de 2.500 participantes, incluindo técnicos do Ministério da Saúde, para discutir a importância da função no pacto da atenção básica e seu papel na construção do novo modelo de atenção à saúde do Brasil, entre outros temas. Durante o encontro será assinado Decreto Estadual e Projeto de Lei que estabelece incentivos aos agentes comunitários de saúde.

O trabalho dos agentes no novo modelo de saúde no estado, segundo a coordenadora regional do programa Saúde da Família, Adriana Cobalto, "é uma parceria entre a comunidade e o poder público e conta com equipes formadas por um médico, um enfermeiro, um odontólogo e um auxiliar de enfermagem, e é o elo entre a população e a Unidade Básica de Saúde". A coordenadora destaca que o agente realiza as ações preventivas de saúde, detecta os problemas da comunidade, encaminha as crianças para a vacinação nos postos, as gestantes para o pré-natal, entre outras atividades. O profissional é contratado pela prefeitura e deve ter idade mínima de 18 anos e morar na comunidade.

Mato Grosso do Sul conta, atualmente, com 2.800 agentes comunitários que atendem 67% da população. Seus salários são pagos pelos municípios, mas a equipe recebe incentivo federal e estadual para implementação das atividades, como compra de equipamentos e veículos. Com o novo decreto estadual a ser assinado hoje, o estado repassará anualmente R$ 1.100,00 por agente, ou 50% do valor do incentivo estabelecido pelo governo federal. Esse valor será pago em 12 parcelas mensais de R$ 91,66 e complementará a remuneração dos profissionais.

Além dos técnicos do Ministério e da Secretaria de Estado de Saúde, participam dos painéis deste II Encontro o secretário municipal de Saúde de Sobral (CE), Luiz Odorico Monteiro de Andrade, pioneiro na implantação do Programa de Agentes Comunitários no Brasil; o presidente da Confederação Nacional dos Agentes Comunitários de Saúde, Roque Honorato Santos, de Valença (BA); e a secretária Municipal de Saúde de Rio Verde (MT), Claudete dos Reis da Silva, que falará dos indicadores de saúde de sua cidade, uma das oito no Estado em que o programa Saúde Lar realiza uma cobertura populacional de 100%.

Também está prevista no encontro a criação das Associações Municipais de Agentes Comunitários de Saúde.