Presidente inaugura maior obra fluvial da América Latina

11/03/2002 - 21h45

Brasília, 11 (Agência Brasil - ABr) - O presidente Fernando Henrique inaugura nesta quinta-feira no Paraná o complexo de pontes de Porto Camargo, considerada a maior obra fluvial da América Latina. A obra liga Icaraíma, no Paraná, a Naviraí, em Mato Grosso do Sul, abrindo um novo corredor rodoviário para o Centro-Oeste do Brasil e reduzindo em 100 quilômetros a distância até o Porto de Paranaguá.

O complexo tem um total de 16 quilômetros, extensão maior que a da ponte Rio-Niterói. São 2.926 metros nas cinco pontes e mais 13 quilômetros de aterros. As pontes estão sobre o Ribeirão do Veado (90 metros), no Canal Leste do Rio Paraná (1.483 metros), sobre a Lagoa do Jacaré, na Ilha dos Bandeirantes (120 metros), no Canal Oeste (594 metros), e sobre o Rio Amambaí, no Mato Grosso do Sul (538 metros).

Iniciada em 1987, a construção do complexo de pontes foi paralisada três anos depois, em 1990. Os trabalhos ficaram abandonados por seis anos, até serem retomados , em 1996. O investimento total chegou a R$ 155 milhões. As características especiais do terreno, bastante pantanoso, fez com que o Departamento Estadual de Estradas de Rodagem (DER) desenvolvesse adaptações das mais modernas técnicas de engenharia conhecidas no mundo. Os acessos, por isso mesmo, constituíram a parte mais onerosa.

A obra facilita o escoamento da produção agropecuária do Centro-Oeste do país para o Porto de Paranaguá, cuja fronteira agrícola está em constante expansão. Atualmente, os caminhoneiros tomam duas balsas e percorrem um trecho de 20 quilômetros na Ilha dos Bandeirantes. Com as pontes, esse trajeto será feito em poucos minutos.

A obra traz novas perspectivas de desenvolvimento também para o Noroeste do Paraná, região que abrange 108 municípios e onde vivem 1,4 milhão de habitantes (15% da população do Estado). A região sofreu, até o final da década de 80, um processo de esvaziamento populacional. O aumento de tráfego na região incentivará o setor serviços, com o surgimento de novos postos de gasolina, lanchonetes, restaurantes, oficinas mecânicas e hotéis.

O reinício das obras de Porto Camargo ajudou a acelerar a criação do Parque Nacional de Ilha Grande, em setembro de 1997, além de uma série de outras medidas na área ambiental. Neste sentido, foi a primeira obra desse porte no país com a preocupação de causar o mínimo de impactos ambientais. O parque com uma área de 78.875 hectares, abrange mais de 285 ilhas e seu entorno, cinco municípios do Paraná (Guaíra, Altônia, São Jorge do Patrocínio, Vila Alta e Icaraíma) e outros quatros em Mato Grosso do Sul (Mundo Novo, Eldorado, Naviraí e Itaquaraí).

O complexo de pontes atravessa o parque e, para evitar problemas à fauna, tem sete passagens de animais - com oito metros de vão. Três dessas passagens estão no aterro da Ilha dos Bandeirantes e outras quatro entre o Canal Oeste e o Rio Amambaí. Entre as 14 medidas tomadas para diminuir o impacto da obra, está um alambrado, de 900 metros, para proteger a Mata do Bugio.