Brasília, 23 (Agência Brasil - ABr) - A Escola do Teatro Bolshoi no Brasil está apresentando ao público brasiliense, na Praça das Fontes do Parque da Cidade, a Primeira Mostra Didática de Dança da Escola. Acompanhados pelo pianista russo, Pavel Aleksander Kazarim, e dos atores Carlos Daitschamann e Berna Sant'Anna, 45 alunos-bailarinos da filial brasileira do Bolshoi, instalada em Joinville (SC), fazem um passeio pela história da dança.
A Escola do Teatro Bolshoi no Brasil segue a mesma filosofia da Escola de Moscou que, fundada em 1776, teve como primeiros alunos crianças de um orfanato. O objetivo da escola de Joinville é proporcionar a crianças de baixa renda e estudantes da rede municipal de ensino a oportunidade de ter acesso a uma formação profissional como artistas de balé. No Bolshoi brasileiro, 80% dos alunos são bolsistas e recebem uniforme, transporte, assistência médica e alimentação gratuita.
Em entrevista à Radiobras, o vice-prefeito de Joinville, Marco Tebaldi, disse que a cidade está fechando uma parceria com o arquiteto Oscar Niemeyer para a construção de um complexo para abrigar crianças de outros estados e países que queiram estudar na filial brasileira da tradicional escola de balé russa. Segundo ele, cerca de 60 crianças poderão ser hospedadas no local que será gerenciado por famílias de aposentados.