Queda de helicóptero em Angola deixa 20 mortos

02/06/2002 - 17h29

Brasília, 2 (Agência Brasil - ABr/Lusa) - Vinte pessoas, entre elas militares das Forças Armadas Angolanas (FAA) e da Unita, além de cinco jornalistas, morreram na queda do helicóptero MI-17, hoje de manhã, em Angola.

Segundo fonte do Estado Maior das FAA, além do comandante da Frente Cuanza-Bengo das FAA, tenente-general José Domingues "Ngweto", também morreram o segundo comandante provincial da Polícia Nacional no Cuanza Norte, superintendente António Mário Soares, e um oficial dos serviços de informação da Polícia, Francisco Chivaca.

Entre as vítimas encontram-se também dois oficiais da Unita, o coronel "Mortalha" e o major "Jackson". Morreram ainda no acidente os jornalistas Castro Zomba e Honorato Vieira, da Televisão Pública de Angola (TPA), e José Costa, Luís Van Dúnem e Adão Jorge, da Rádio Nacional de Angola.

O helicóptero, um MI-17 que caiu nos arredores de Ndalatando, capital da província do Cuanza Norte, dirigia-se para a área onde estão as tropas da Unita em Mussabo. No local, seria realizada cerimônia de entrega simbólica de armas do partido angolano.