Encontro discute experiências do Pronager

26/09/2002 - 21h58

Brasília, 26 (Agência Brasil - ABr) - O ministro da Integração Nacional, Luciano Barbosa, abriu nesta quinta-feira o I Encontro Nacional dos Participantes do Sistema de Participação Social para a Geração de Emprego e Renda (Sipger), que servirá de referência para o I Congresso do Sipger. Até o final do encontro, no sábado, serão discutidos o fortalecimento e a interação dos empreendimentos ofertados pelo Programa Nacional de Geração de Emprego e Renda (Pronager).

Durante a cerimônia de abertura foi lançado o livro "Um futuro para os excluídos", de Ralf Carmem e Miguel Sobrado. A edição é um relato dos trinta anos de implantação da metodologia de capacitação massiva de trabalhadores, criada pelo professor Clodomir Santos de Morais. Também foi aberta a 1ª Feira Nacional dos Empreendimentos do Sipger, com a participação de 609 expositores.

O ministro Luciano Barbosa ressaltou a importância do encontro por demonstrar que as experiências bem sucedidas do Pronager não são isoladas, restritas a determinada região mas, ao contrário, são compartilhadas de Norte a Sul do país. O ministro homenageou o professor e criador da capacitação massiva, Clodomir Santos de Morais.