Cartão BNDES já tem adeptos

26/09/2002 - 21h53

Rio, 26 (Agência Brasil - ABr) - O gerente da Área de Novos Produtos do BNDES, Milton Dias, informou, no Riocentro, que o Cartão BNDES para micro, pequenas e médias empresas, lançado pelo presidente Fernando Henrique Cardoso na Expo Abras/2002, no último dia 23, registrou até o momento 50 pedidos de filiação de fabricantes nacionais e 43 solicitações de cartões por MPEs interessadas em acessar diretamente os recursos do banco.

Milton Dias lembrou que o novo produto do BNDES se destina à compra via Internet, através do Portal Cartão BNDES, de bens de produção pelas micro, pequenas e médias empresas, cujo limite de crédito é, de no máximo, R$ 50 mil por cliente. A dotação de recursos do banco para essa nova modalidade de financiamento totaliza R$ 300.

O prazo médio de aprovação do crédito é de até 30 dias. Milton Dias informou que o Portal já tem 289 produtos cadastrados pelos fabricantes. Disse também que o potencial de MPEs do setor de supermercados que poderá aderir ao cartão da parte compradora alcança 17 mil empresas, enquanto o número de fabricantes pode chegar a 200 também em nível Brasil.

O presidente da Associação Brasileira de Supermercados- Abras, José Humberto Pires de Araújo, afirmou que, em um ano, a adesão dos pequenos supermercados ao Cartão BNDES deverá ser superior a mil empresas, tendo em vista o interesse demonstrado pelo setor a Expo Abras 2002, encerrada hoje, no Rio.

Com esse novo cartão de crédito corporativo, o BNDES inicia negócios no comércio eletrônico, disse Dias, acrescentando que as transações diretas de pessoas jurídica a pessoa jurídica permitirão ao banco ter maior domínio sobre as informações referentes às MPEs no país. O produto atende antiga reivindicação do setor de supermercados e tem o Bradesco como agente repassdor dos recursos do BNDES, e a bandeira da Visa/Visanet.