Brasília, 14/11/2002 (Agência Brasil – ABr) – A Associação Brasileira de Mecânica dos Solos (ABMS) concedeu ao professor Paulo César de Almeida Maia, da Universidade Estadual Norte Fluminense (UENF), o Prêmio Costa Nunes, entregue a cada dois anos à melhor tese de doutorado desenvolvida no Brasil sobre temas relacionados à Engenharia Geotécnica.
O trabalho premiado, "Avaliação do Comportamento Geomecânico e de Alterabilidade de Enrocamentos", enfatiza a utilização de material rochoso como enrocamento – uma espécie de aterro construído à base de pedras. "Os enrocamentos constituem uma técnica muito utilizada na construção de grandes barragens", afirma o professor Maia.
O doutorado de Maia foi concluído em abril de 2001 e contou com a colaboração de Furnas Centrais Elétricas, em Goiânia; do Centro de Estudios y Experimentación de Obras Públicas (Cedex) em Madri, Espanha; do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq); e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). (Hebert França com informações da UENF)