Rio promove campanha no Dia Mundial de Combate a Diabetes

14/11/2002 - 9h14

Rio, 14/11/2002 (Agência Brasil - ABr) - O Dia Mundial de Combate ao Diabetes, celebrado hoje, é lembrado na cidade com a realização de eventos em hospitais públicos e postos de saúde para a medição de glicose, pressão arterial e colesterol, além de orientações e palestras sobre hábitos saudáveis. O objetivo é esclarecer a população sobre as causas, sintomas, tratamentos e complicações da doença.

Esta é a 5ª Campanha Nacional Gratuita em Diabetes, Detecção, Orientação, Educação e Prevenção das Complicações, promovida pela Federação Nacional de Associações e Entidades de Diabetes (Fenad), com o apoio da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM).

O tema deste ano é "Seus Olhos e o Diabetes – Não perca os riscos de vista", porque segundo especialistas, a retinopatia diabética é a principal causa da cegueira no mundo. No Brasil, 52% das pessoas em seu primeiro diagnóstico de diabetes já apresentavam retinopatia, com algum grau de comprometimento da visão.

De acordo com a Fenad, no Brasil existem mais de 150 milhões de pessoas com diabetes e uma previsão de 300 milhões para o ano de 2025.