Rio, 14/11/2002 (Agência Brasil - ABr) - O Dia Mundial do Diabetes está sendo lembrado no Rio de Janeiro com a realização de eventos nos hospitais públicos e postos de saúde - medição de glicose, pressão arterial, colesterol, orientações e palestras sobre hábitos saudáveis para esclarecer a população sobre as causas, sintomas, tratamentos e complicações da doença.
Esta é a 5ª Campanha Nacional Gratuita em Diabetes, Detecção, Orientação, Educação e Prevenção das Complicações, cujo tema é "Seus Olhos e o Diabetes – Não perca os riscos de vista". Segundo especialistas, a retinopatia diabética é a principal causa da cegueira no mundo. No Brasil, 52% das pessoas em seu primeiro diagnóstico de diabetes já apresentavam retinopatia, com algum grau de comprometimento da visão.
De acordo com o presidente da Federação Nacional de Associações e Entidades de Diabetes (FENAD), Fadlo Fraige Filho, existem mais de 150 milhões de pessoas com diabetes no mundo e uma previsão de 300 milhões para o ano de 2025.
"As campanhas ajudarão a detectar o diabetes e a prevenir seu agravamento. Não podemos mais diagnosticar a doença apenas através das complicações já instaladas, porque o impacto é muito maior, não só sobre a vida do indivíduo mas também sobre a sociedade em geral, em termos sócio-econômicos e previdenciários. Todos precisam compreender que a obesidade, a alimentação pouco saudável e a falta de exercícios são fatores determinantes para a doença", alertou o médico.
A campanha para a prevenção do diabetes é realizada em 400 municípios brasileiros, com o apoio da Organização Mundial de Saúde (OMS). O dia 14 de novembro foi escolhido por ser a data do nascimento de Frederick Banting, que, junto com Charles Best, foi o primeiro a descobrir e usar a insulina em 1921.