Representantes de escola de São Luís recebem Prêmio de Referência em Gestão Escolar

14/11/2002 - 13h46

Florianópolis, 14/11/2002 (Agência Brasil - ABr) - O Prêmio Nacional de Referência em Gestão Escolar – Destaque Brasil 2001 foi entregue nesta quinta-feira aos representantes de uma escola da periferia de São Luís (MA), durante a IV Reunião Ordinária do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), nesta capital.

A Unidade Integrada Professora Maria Helena, localizada no bairro Rio Anil, tem 780 alunos de pré-escola e ensino fundamental e busca incluir a comunidade em todas as ações desenvolvidas, como a preservação do rio e do mangue, através do projeto Protetores da Vida, e as oficinas de produção de doces, bordados, chapéus, entre outras atividades que possam aumentar a renda das famílias do bairro pobre da capital maranhense.

O modelo criativo de gestão e ensino reduziu a evasão escolar de 60% para 3%. A escola ganhou R$ 10 mil para investir em capacitação, além de um kit para a biblioteca, e a diretora, Cândida Maria Anchieta de Oliveira, de 52 anos, vai fazer uma visita de estudos à Inglaterra.

O Prêmio Gestão Escolar é uma parceria entre o Consed, União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação, Fundação Roberto Marinho e Unesco, e visa divulgar experiências bem-sucedidas nas escolas públicas, que possam servir de referência para outras instituições. O prêmio conta com o apoio do Unicef, Fundação Ford, Embaixada dos Estados Unidos no Brasil e Conselho Britânico.

Cada estado teve uma escola vencedora, entre 2.773 concorrentes. As seis primeiras foram homenageadas em Florianópolis, e seus diretores vão participar de intercâmbios nos Estados Unidos e Inglaterra.

A pedido do Consed, o Comitê Nacional selecionou mais seis escolas para participar desses programas de estudos no exterior. A Escola de Ensino Fundamental Porto Novo, de Itapiranga, no extremo-oeste catarinense, ficou em segundo lugar. Ela eliminou a evasão escolar e reduziu as reprovações, de 22% para 5%, através de atividades culturais e esportivas extra-classe, e também integrou a comunidade em ações como preservação de árvores nativas e reciclagem do lixo.