Lobo marinho encalhado em Pernambuco é reintroduzido ao habitat natural

14/11/2002 - 16h09
Lobo marinho voltou ao habitat natural com 22 Kg

Brasília, 14/11/2002 (Agência Brasil - ABr) - Nikita, o lobo marinho que encalhou no canal do Rio Itapessoaca (PE), em agosto, foi solto hoje (14), às 7 horas. Conduzido pela embarcação da Marinha Brasileira, Fragata União, e acompanhado pelo veterinário João Carlos Borges, do projeto Peixe-Boi, do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama), o animal foi reintroduzido em seu habitat, a 25 milhas ao sul da costa de Cabo Frio (RJ). Esse é o quarto lobo marinho resgatado pelo Centro de Mamíferos Aquáticos do Ibama (CMA) nos últimos quatro anos.

O lobo marinho encalhado no litoral de Pernambuco é um exemplar da espécie Arctocephalus tropicalis e do sexo feminino. O animal foi resgatado por técnicos do CMA pesando 17 quilos e bastante debilitado. No CMA, Nikita foi tratada com dieta de 1,5 quilo de peixes e complexo vitamínico de 3,5 quilos diários. Ao ser reintroduzida, tinha atingido 22 quilos. Nikita foi marcada com brinco plástico para que avisem sobre seu paradeiro, caso encalhe novamente. Ela leva também dois microchips, no dorso, para identificá-la.

Segundo protocolo da Rede de Encalhes de Mamíferos Aquáticos do Nordeste (Remane), animais dessa espécie encalham no litoral nordestino porque, errantes, são levados pela ação de grandes correntes. Os animais chegam ali debilitados por causa da longa jornada e do calor dos trópicos. Qualquer encalhe de mamíferos aquáticos no litoral nordestino pode ser avisado pelo telefone 0800 281 2009, da Remane.