Banco do Nordeste recebe mais de 600 projetos de pesquisa e difusão tecnológica

15/11/2002 - 6h36

Fortaleza, 15/11/2002 (Agência Brasil - ABr) - O Banco do Nordeste recebeu 624 projetos de pesquisa e difusão tecnológica, que passarão por processo de seleção, a fim de serem apoiados com recursos do Fundo de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Fundeci), administrado pelo Banco. O resultado da seleção dos projetos está previsto para o próximo dia 29. O número de projetos recebidos em 2002 é superior em 15% ao do ano passado, quando o banco recebeu 543 propostas de financiamento de pesquisa.

Através do Fundeci, o Banco do Nordeste financia a realização de projetos de pesquisa e difusão tecnológica, com vistas ao desenvolvimento, adaptação ou aperfeiçoamento de produtos e processos de interesse para o setor produtivo da região.

O financiamento do desenvolvimento científico e tecnológico faz parte da estratégia do Banco do Nordeste, voltada para assegurar competitividade ao agente produtivo e o crescimento da economia regional. Busca-se, assim, a valorização de pesquisas inovadoras com alto teor tecnológico e que tenham reconhecida importância para o aproveitamento dos recursos regionais e o incremento dos negócios.

PRIORIDADES

Os projetos são apresentados por instituições sem fins lucrativos, legalmente habilitadas a realizar pesquisas e difusão tecnológica de interesse do Nordeste, norte de Minas Gerais e norte do Espírito Santo.

As instituições públicas e as entidades privadas sem fins lucrativos, que estatutariamente estejam habilitadas à realização de projetos de pesquisa e difusão de tecnologia de interesse para o desenvolvimento da área de atuação do Banco do Nordeste, podem receber apoio financeiro do banco, segundo diretrizes e critérios enunciados em edital. Como destaque, ganham prioridade os projetos que tenham a parceria do setor produtivo nordestino.

CRITÉRIOS

Na seleção dos projetos enquadrados no edital, são considerados critérios os méritos econômico-financeiros, sócio-ambientais e os impactos na região, bem como a contribuição deles à inovação e ao avanço e difusão do conhecimento.

Também são levados em conta a metodologia do projeto, a qualificação da equipe técnica, a adequação da infra-estrutura dos proponentes, o processo de gestão do projeto e a adequação orçamentária – sendo selecionadas as propostas com maior pontuação. Em 2001, o Banco do Nordeste recebeu 543 diferentes propostas de universidades, institutos e centros de pesquisa e de difusão tecnológica, e organizações não-governamentais.

CONQUISTAS SIGNIFICATIVAS

Mantido pelo Banco do Nordeste desde 1971, o Fundeci destina-se a apoiar técnica e financeiramente projetos de pesquisa, capacitação e difusão tecnológica. A região já recebeu cerca de US$ 60.3 milhões em investimentos do Fundo, contemplando 955 projetos até o final de junho último, dos quais 472 apoiados nos últimos sete anos.

Desde 1996, a seleção dos projetos é feita através de publicação de edital, fato que veio contribuir para multiplicar a quantidade e qualificar mais ainda os projetos inscritos.