Brasília, 15/11/2002 (Agência Brasil - ABr) - Os vencedores do Prêmio Destaque Ministério do Desenvolvimento Agrário participarão da cerimônia de premiação, em Brasília, na última semana de novembro. Os 135 concorrentes inscritos apresentaram experiências voltadas para a melhoria da qualidade de vida das famílias de agricultores familiares. A lista com a classificação dos concorrentes em quatro categorias foi divulgada pelo ministério. Os três melhores projetos em cada categoria receberão certificado e troféu.
Na categoria Educação, os contemplados foram Veronice de Souza Fernandes (1º lugar), do assentamento Caquetá, em Porto Acre (AC); Eunice David Campos (2º), assentamento José Odon, em Arquimedes (RO), e a Associação "A União faz a Força" (3º), assentamento Tarumã-Mirim, Manaus (AM).
Serão premiados na categoria Diversificação das Economias Rurais: Miguel Ferreira dos Santos, do projeto Povoado Brejão, em Brejo Grande (SE) (1º lugar); a Associação Agroturismo Acolhida na Colônia, do projeto Santa Rosa de Lima (SC) (2º), e Bordados da Caatinga: Mulheres Artesãs, de Dom Inocêncio (PI) (3º).
Na categoria Acesso à Terra, o primeiro lugar ficou com a Coopervila - Cooperativa da Agrovila de Cabeceira, Formosa (GO), o segundo com a Cooperativa dos Pequenos e Médios Produtores Sem Terra, de Uruguaiana (RS), e o terceiro com a Associação de Agricultores Familiares Âncora Verde, de Capão Bonito (SP).
Os classificados na categoria Fortalecimento da Agricultura Familiar foram a Associação Comunitária do Assentamento Pitombeira, Canindé (CE) (1º lugar), Projeto de Assentamento Dourada, Viçosa (AL) (2º), e Associação Tupiniquim de Comboios, na Aldeia Indígena de Comboios, Aracruz (ES).